Canção premiada de Leandro Damasceno que está sendo relançada pela Beth Bacana e é destaque da turnê #MadeInMinas
Lançada em 2007, no primeiro álbum solo de Leandro Damasceno, Rock de Minas, a canção que faz homenagem à Minas Gerais e a grandes mineiros, que é uma mistura de música regional com influência das percussões das congadas, de cara já alcançou um feito, a classificação para três grandes festivais de música, o Viola de Todos os Cantos - EPTV/Globo, o Festival Nacional da Canção - FENAC e o Festival da Canção de Viçosa - FECAVI, promovido pela Universidade Federal de Viçosa-MG.
A música não avançou nas etapas dos festivais FENAC e Viola de Todos os Cantos, mas, recebeu o troféu Voto Popular no FECAVI com o voto de mais de 80% dos presentes.
Em 2011, Rock de Minas foi selecionada novamente para o FENAC, desta vez a eliminatória ocorreu na cidade de Pouso Alegre e contou com a participação da cantora Chloe e do cantor e compositor Ney da Viola.
Em 2017, Leandro Damasceno, que além de cantor/compositor é servidor do TJMG, inscreveu a letra da Rock de Minas no concurso de poesias do Fórum Lafayette da Comarca de BH, a música foi uma das escolhidas e foi publicada no livro de poesias do fórum naquele ano. Assista abaixo o video da solenidade. Foto: ASCOM TJMG.
Ainda na noite de lançamento do livro, os artistas receberam o convite para participar do programa Balanço Geral MG com Mauro Tramonte, na Rede Record Minas. E no dia seguinte, eles apresentaram ao vivo para todo o estado de Minas suas músicas autorais incluindo Rock de Minas, que por sinal, foi muito elogiada pelo apresentador e pela equipe do programa.
Em 2021, durante a pandemia, a Beth Bacana lançou o álbum "Beth Bacana Acústico Ao Vivo" e incluiu Rock de Minas.
À partir daí, começaram a trabalhar no desenvolvimento da nova turnê #MadeInMinas.
Ainda em 2021, foram contemplados com a Lei Aldir Blanc e em contrapartida ofereceram cinco shows acústicos em instituições de ensino.
Foto: Mateus Lima
Em 2022, como pré-lançamento da turnê, os artistas se apresentaram nas escolas através da lei de incentivo, e inacreditávelmente, a música original do ano de 2007, foi completamente acolhida pelos alunos. Durante a apresentação na Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão (CIEM São Geraldo) antiga escola da cantora Chloe, ela e as crianças criaram uma "dancinha" para a canção que passou a ser replicada pelos alunos no TIKTOK e em uma apresentação de teatro em comemoração ao dia da árvore.
Além dos cinco shows nas escolas, a Beth Bacana também apresentou um show com a banda toda no Teatro Municipal de Pouso Alegre em comemoração ao lançamento da turnê #MadeInMinas e agora aguarda o lançamento da nova versão de Rock de Minas para novembro de 2022.
Foto: Roma Marketing/Alessandra
Comments